REDE DOS EMISSORES PORTUGUESES

Associação Nacional de Radioamadores
Instituição de Carácter Científico e de Utilidade Pública
Secção Portuguesa da IARU desde 1931

ATV e Fax 

   ATV (televisão amadora) existe em duas categorias principais: TV varrimento rápido (FSTV) e TV varrimento lento (SSTV). ATV permite aos radioamadores enviar imagens através do éter. SSTV que apareceu antes, permite a radioamadores enviar imagens estáticas a preto e branco em HF, usando uma largura de banda comparável a uma emissão de voz em SSB. Devido à grande quantidade de informação necessária para transmitir vídeo, as restrições de largura de banda em HF permitem apenas a transmissão de imagens estáticas. A FSTV por outro lado, é usada em UHF, onde ANACOM permite larguras de banda mais elevadas. Por isso uma imagem FSTV em UHF pode ser vídeo em tempo real.

   Fax é uma forma adicional de transmissão de imagem. Fax é a abreviatura de fac-simile, uma forma de transmissão que envia uma "fotocópia" de uma imagem bidimensional, tal como uma carta, uma fotografia ou um documento. As primeiras máquinas de fax eram dispositivos mecânicos, com o papel envolvendo um cilindro, ou "lido" com um fonte móvel de luz. Os pontos claros ou escuros (quer dizer espaço em branco e impresso) eram convertidos em impulsos eléctricos. Estes impulsos eram enviados através de fios para um dispositivo de recepção que convertia os impulsos eléctricos em imagem impressa.

   Hoje em dia os Radioamadores enviam faxes usando computadores e software adequado. As imagens podem estar em qualquer formato digital. O software converte a imagem em tons de áudio que são emitidos pelo transceptor para serem descodificados do lado da recepção. A estação receptora pode visualizar a imagem no ecrã do computador, ou imprimi-la. As imagens recebidas podem ser capturadas e guardadas em disco para acesso posterior.


Webmaster CT1END