Para mais informações sobre um dos melhores «contesters e DX'ers» do mundo queiram visitar a página do José Carlos - CT1BOH

1- Uso o CT como programa de log e utilizo as teclas de função para as trocas, também usa este sistema ou recorre às memórias de um keyer?
R.:Em consursos eu uso o CT. O programa envia o CW em cerca de 90% do tempo. O resto é com a Paddle+Keyer (Bencher + Kansas City Keyer) em eventuais correcções.

2- No caso de utilizar as teclas de função como é que as tem configuradas?
R.:     F1:TEST CT1BOH
         F2:ENN
         F3:TU
         F4:CT1BOH

3- Qual a largura dos filtros que usa? Eu tenho usado o mais estreito (270Hz) será que um mais largo permitiria a melhor identificação de estações que saem mais acima ou mais abaixo sem se recorrer ao RIT por exemplo? Mas o QRM é sempre tão duro de lidar... Quando em pile-up costuma mexer nalgum controlo do rádio? RIT, pitch (e que eu estou constantemente a utilizá-los)
R.: Eu uso sempre o filtro de 500hz. Nos meus primeiros anos de consursos não usava filtros. O meu radio não tinha. Isso ao contrário do que se possa imaginar ajudou-me bastante a ter uma visão "alargada" do pile-up. Eu nunca uso o RIT. O RIT funciona no meu cérebro.

5- Como é que usa o AGC? em fast ou mesmo em off?
R.: Costumo usar o AGC em Slow

6- Qual é, na sua opinião, o melhor rádio para concursos? (uma pergunta clássica)
R.: FT1000MP

7- Alguma recomendação ou dica adicional acerca das características que o receptor deve conter? DSP's na FI, quádrupla conversão, Notch, combinações especiais de filtros nas 2 FI's...
R.: Uma boa antena vale mil vezes mais do que o melhor radio do mundo. Eu num concurso mexo normalmente apenas num botão o do VFO.

8- Costuma marcar um ritmo sempre igual quando em pile-up ou varia o tempo de escuta com a finalidade de espalhar as estações que chamam?
R.: O ritmo com que se opera é um dos elementos chave para atingir muiitos QSOs. O modo como o pile up se comporta não depende do próprio pile up mas sim do operador. Quando um operador diz que por exemplo os Europeus são maus operadores, isso apenas significa que ele próprio é um fraco operador pois não sabecontrolar um pile up mais difícil.

9- Costuma «fugir» umas centenas de Hertz quando o pile-up se torna totalmente indistinto?
R.: Sim

10- Concorda com a tese de que um operador deve estar confortável com velocidades de 40 ou 50 PPM para se candidatar seriamente a um concurso? (é que eu ainda ando a tentar deixar de escrever tudo para entrar no «head copy»)
R.: Para um concurso não é necessário estar à vontade com velocidades de 40-50 WPM. O que é necessário é saber apanhar indicativos a 40-60 WPM o que é completamente diferente.

11- Envia letras isoladas ou conjunto de caracteres seguidos de «?» para se dirigir a uma estação que chama no meio do pile-up? Ex. AB? 599
R.: Normalmente nunca envio ?, porque isso faz com que a maior parte das estações do pile up responda de volta.

12- Quanto sente que há relativamente poucas estações no pile-up manda mais frequentemente o seu indicativo no fim das transmissões do que na situação contrária?
R.: Claro, mas nunca passo um minuto ou 5 QSOs sem enviar o meu indicativo e se alguem perguntar CALL ou ? envio logoo meu indicativo no fim desse QSO.

13- Exitem situações pontuais em que não tendo apanhado nada envia uma letra seguida de 599 só para não quebrar o ritmo? ou sempre apanha alguma coisa.
R.: Apanho sempre. Quando não apanho, invento e miraculosamente adivinho sempre ;-)

14- Costuma responder logo aos caracteres que identifica primeiro ou aguarda para copiar um indicativo completo ou mesmo parcial depois?
R.: Envio o que apanho, o que normalmente é o indicativo todo.

15- Utiliza algum programa de computador para treinar?
R.: RUFZ - é o melhor programa para preparar concursos.

 

AINDA MAIS PERGUNTAS SOBRE TELEGRAFIA A CT3BOH

1. Sei que o FT-1000MP permite seleccionar independentemente os filtros na 2ª e 3ª FI's (8.215MHz e 455KHz), qual é a combinação que usa?
R.: Normalmente no concurso tenho os dois em 500HZ. Como tinha dito no e-mail anterior eu quase não mexo mos controles do radio

2. Os seus filtros são INRAD ou são os da Yaesu (ou Collins já não sei)?
R.: São collins

3. Fez alguma modificação no seu rádio?
R.: Não

4. Utiliza o full-break-in para ouvir no intervalo das letras (se é que o Linear o permite, claro).
R.: Não. O full brake in atrapalha-me, e agora que trabalho com dois radios, não serve para nada

5. Quando num pile-up e utilizando o CT, e admitindo que neste QSO não vai enviar o seu indicativo, finaliza o contacto com TU (F3) seguido de ENTER? Ou carrega na tecla «+»? (estando F3 e consequentemente o «+» devidamente configurados para não enviar o seu indicativo)?
R.: Eu redefini várias teclas com a Funçãp DEFINEKEY

6. Além do Rufz utilizo o Ped que agora tem uma versão nova (CW Pileup trainer Ped.exe Ver 5.19 by JE3MAS) algum comentário a este programa?
R.: Eu já experimentei o PED mas não achei muita piada. Prefiro um pile up real, que da Madeira é ainda mais fácil que aqui em Portugal....

7. Quando em grande velocidade (mais 35 para mim) tenho particular dificuldade nos pares de letras 5-H, H-S, 4-V, 6-B. Alguma sugestão específica para treinar estes algarismo ou é tudo uma questão que vai se resolvendo com o tempo?
R.: Treino, treino, treino, treino

Voltar à página inicial